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SOBRE A CATALOGAÇÃO

Este projeto tem como objetivo registrar e celebrar a trajetória artística de Carlos Pasquetti ao longo das décadas de 1960 a 2020. Sua obra começou a ser digitalizada na década de 2010, mas foi após o seu falecimento, em setembro de 2022, que iniciamos o inventário de seu trabalho, ampliando-o para este acervo digital em permanente atualização. Optamos por catalogar suas obras por décadas, além de criar um espaço para publicações e pesquisas, mostrando detalhes sobre distintos instantes de sua produção artística. A ferramenta utilizada, Tainacan, nos permite relacionar obras por séries, anos, técnicas e outros aspectos, além de oferecer espaço para textos críticos e descritivos – um próximo passo a ser dado no formato crowdsourcing, ou seja, através da contribuição voluntária de interessados.

Para a construção deste catálogo, buscamos nas bases conceituais do trabalho de Pasquetti os prováveis lugares de seus enigmas: caixas, bags, compartimentos, tubos e malas, que se somam à imagem de pequenos gavetários. Embora qualquer exposição e descrição de arte implique em associações e nomenclaturas, tentamos não limitar ou induzir possíveis leituras de sua obra. Trabalho e pensamento, indissociáveis, expõem-se abertos pela intensidade com que desafiam seus contornos. Assim, há um transbordamento na maneira de compor, armazenar e organizar este projeto, pois a intenção desta linha do tempo, antes de ser definida por começo, meio e fim, é dar visibilidade às circularidades, recorrências e até mesmo lacunas que atravessam a produção de Pasquetti. É um convite não apenas a acessar os arquivos, mas também a vivenciar e reagir às suas tramas e mistérios.

Ao longo de sua carreira, Pasquetti se dedicou meticulosamente à documentação de sua produção artística: registrou etapas e processos de concepção e criação de suas obras, arquivou artigos, imagens e catálogos das exposições das quais participou. Os trabalhos aqui expostos incluem projetos e estudos para instalações, séries fotográficas digitais e analógicas (negativos, fotogramas e slides), stills de filmes digitais sonoros (também em super 8 e 8 mm), desenhos, pinturas, objetos gráficos (cartazetes e produções gráficas), objetos em tecido, esculturas, instalações, catálogos de exposições, reportagens e alguns raros textos do artista. Acrescentamos a este acervo publicações em livros e revistas acadêmicas, referências às suas obras em galerias e sites de arte, além da relação de obras inéditas e de outras que pertencem a colecionadores particulares.

Os registros deste catálogo mostram a abordagem inovadora, criativa e humanista de Pasquetti tanto em como artista quanto como educador, inspirando e influenciando gerações com a sua visão da arte como um exercício aberto e em constante transformação. Pasquetti também trabalhou em colaboração com artistas, assistentes de ateliê, parceiros de trabalho, historiadores e críticos que apostaram na abertura a novas leituras, informações e conteúdos. Tais colaborações incluem a realização de projetos, a organização de trabalhos, bem como a revisão dos mais diversos tipos de documentos. Como exemplos, Pasquetti participou de forma expressiva do grupo Nervo Óptico, na década de 1970, foi professor nos Departamentos de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto de Artes da UFRGS.

A catalogação da produção de Carlos Pasquetti é um testemunho da contribuição do artista para o cenário das artes local e latino-americana. Enfatiza não apenas a relevância de seu histórico, mas a potência de sua produção através das mais distintas práticas materiais. Foi pensando no desafio de manuseio destes conteúdos históricos que iniciamos o trabalho de digitalização dos arquivos analógicos. Slides e fotogramas, em particular, exigiram cuidados especiais com o manuseio, desde a higienização à posterior armazenagem, já que muitos deles manifestavam sinais de desgaste, marcas e ranhuras. Estes arquivos são evidências que documentas as obras em contextos expositivos (Salões, Galerias, Museus, entre outros), bem como exibem testes e montagens realizados pelo próprio artista, mostrando a abordagem processual e até mesmo experimental de sua produção.

Esta catalogação compreende etapas distintas. Foi iniciada em ateliê, por iniciativa do próprio artista, e agora se reestrutura a partir de planejamentos traçados com base em seus interesses, com a pretensão de se tornar clara e acessível. Revisitar estas múltiplas camadas temporais é uma tarefa de grande responsabilidade, o que exige cuidado e atenção aos detalhes. Partindo deste levantamento de dados e do cruzamento com informações previamente arquivadas, fez-se evidente não apenas a dimensão do desafio, mas a certeza de que este espaço contemplaria, em grande medida, a chance de tornar público o que denominamos Acervo Carlos Pasquetti. 

Por fim, este Acervo visa contribuir com futuras exposições, livros, pesquisas, artigos e projetos. É através dele que expressamos o desejo de que a obra de Pasquetti seja experienciada, estudada, aprofundada. Catalogar o acervo de Carlos Pasquetti é como compor um quebra-cabeça, ainda que sem uma resolução final, num processo aberto a múltiplos encaixes. A divulgação de seu trabalho, como um todo, depende em grande parte da construção coletiva da memória, da compilação de informações, relatos, textos, imagens e do aprimoramento dos registros aqui apresentados. Convidamos, portanto, pesquisadores, artistas e interessados em geral a contribuir com imagens, dados, documentos, textos e outras informações sobre o artista e seu trabalho, acrescentando a este espaço de celebração à memória e à produção de Carlos Pasquetti.

Nossos agradecimentos especiais a todos e todas que têm apoiado e que venham a apoiar esta iniciativa.

Alexandre Copês e Camila Alvares Pasquetti / Porto Alegre, 2023.

e-mail: acervopasquetti@gmail.com
Instagram: @acervocarlospasquetti

Processo de investigação e limpeza de slides para digitalização por Alexandre Copês

Edição, produção, documentação
Alexandre Copês

Documentação e edição do site
Camila Alvares Pasquetti

Armazenamento das obras
Marcelo Alvares Pasquetti