• Sobre a catalogação

  • Voltar

SOBRE A CATALOGAÇÃO

Este projeto tem como objetivo registrar e celebrar a trajetória artística de Carlos Pasquetti ao longo das décadas de 1960 a 2020. Seu trabalho começou a ser digitalizado em meados de 2010, mas foi após o seu falecimento, em setembro de 2022, que iniciamos a construção deste acervo digital.

Para a construção deste catálogo, buscamos nas bases conceituais do trabalho de Pasquetti os prováveis lugares de seus enigmas: caixas, bags, compartimentos, tubos e malas que se somam, como se formassem a imagem de pequenos gavetários. Embora qualquer descrição de arte implique em associações e nomenclaturas, tentamos não limitar ou induzir possíveis leituras de sua obra. Trabalho e pensamento, indissociáveis, expõem-se abertos pela intensidade com que desafiam seus contornos.

Assim, há um transbordamento na maneira de compor, armazenar e organizar este projeto, pois a intenção desta linha do tempo, antes de ser definida por começo, meio e fim, é dar visibilidade às circularidades, recorrências e lacunas que atravessam a produção de Pasquetti. Optamos por catalogar suas obras por décadas e criar um espaço para publicações e pesquisas para mostrar os detalhes de diferentes instantes de sua produção artística. A ferramenta utilizada, o Tainacan, nos permite relacionar obras por séries, anos, técnicas e outros aspectos, além de oferecer espaço para textos críticos e descritivos. É uma ferramenta aberta e, por isso, em sintonia com esta proposta e com outros acervos de artistas e museus brasileiros.

Em nosso processo de digitalização de arquivos analógicos, slides e fotogramas têm exigido cuidados especiais de manuseio, higienização e armazenamento. São documentos de obras em contextos expositivos (salões, galerias, museus, entre outros) que mostram testes e montagens feitos pelo artista, ajudando acompanhar sua abordagem processual e experimental. Nos arquivos digitais temos encontrado verdadeiras “joinhas”, como diria o próprio Pasquetti. Neles há planos e sequências, “cujuntos” de desenhos e performances que aos poucos estão sendo divulgadas.

Ao longo de sua carreira, Pasquetti trabalhou em colaboração com artistas, assistentes de ateliê, historiadores e críticos. Um dos trabalhos mais conhecidos dentre essas colaborações foi o grupo Nervo Óptico, que atuou durante década de 1970. Mas seu trabalho com o coletivo também aconteceu ide forma intensa durante o tempo em que foi professor nos Departamentos de Artes Dramáticas e Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Pasquetti se dedicou meticulosamente à documentação de seu trabalho. Registrou etapas e processos de criação das obras, arquivou artigos, imagens e catálogos das exposições das quais participou. Seu acervo inclui projetos e estudos para instalações, séries fotográficas digitais e analógicas (negativos, fotogramas e slides), stills de filmes digitais sonoros (também em super 8 e 8 mm), desenhos, pinturas, objetos gráficos (cartazetes e produções gráficas), objetos em tecido, esculturas, instalações, catálogos de exposições, reportagens e alguns raros textos de sua autoria.

Esta catalogação teve início no ateliê do artista e agora se reestrutura a partir de planejamentos traçados pelo próprio Pasquetti. Revisitar estas múltiplas camadas temporais é uma tarefa de grande responsabilidade, o que exige cuidado e atenção aos detalhes. Partindo deste levantamento de dados e do cruzamento com informações arquivadas, fica evidente não apenas a dimensão do desafio, mas a certeza de que este espaço contempla, em grande medida, o que denominamos Acervo Carlos Pasquetti. 

Os registros deste catálogo mostram a abordagem inovadora, criativa e humanista de Pasquetti tanto como artista quanto como educador. Esperamos que sua arte siga incentivando o exercício aberto e em constante transformação. Contamos com as gentis contribuições de pesquisadores, artistas e interessados que tenham posse de imagens, dados, documentos, textos e outras informações sobre o artista e seu trabalho.

Nossos agradecimentos a todos e todas que têm apoiado esta iniciativa. Em especial, nosso obrigado aos amigos artistas Fernando Limberger, Marina Camargo, Lúcia Koch, Luisa Meyer, Cynthia Vasconcelos e Nelson Azevedo. Obrigado também ao Mário Neto pela assessoria na área da informática.

Alexandre Copês e Camila Alvares Pasquetti / Porto Alegre, setembro de 2023.

Atualizado em dezembro de 2024.

e-mail: acervopasquetti@gmail.com
Instagram: @acervocarlospasquetti

Processo de investigação e limpeza de slides para digitalização por Alexandre Copês

Edição, produção, documentação
Alexandre Copês

Documentação e edição do site
Camila Alvares Pasquetti

Armazenamento das obras
Marcelo Alvares Pasquetti