• Sobre a catalogação

  • Voltar

Este projeto tem como objetivo registrar e celebrar a trajetória artística de Carlos Pasquetti ao longo das décadas de 1960 a 2020. Os trabalhos de Pasquetti começaram a ser digitalizados em meados de 2010, mas foi após o seu falecimento, em setembro de 2022, que resolvemos reunir as imagens e informações sobre suas obras neste acervo digital. Para a construção deste catálogo, buscamos nas bases conceituais do trabalho de Pasquetti os prováveis lugares de seus enigmas: caixas, bolsas, compartimentos, tubos e malas que se somam, como se formassem gavetários. E embora qualquer descrição de arte implique em associações e nomenclaturas, tentamos não limitar ou induzir as leituras das obras. O trabalho e o pensamento, indissociáveis, expõem-se abertos pela intensidade com que desafiam seus contornos.

A intenção deste panorama, antes de ser definido por começo, meio e fim, é dar visibilidade às circularidades, recorrências e lacunas que atravessam a produção de Pasquetti. No menu horizontal do site se encontram as obras, catalogadas por décadas, um espaço para o registro de publicações e exposições e, breve autobiografia. A ferramenta utilizada para esta catalogação, o Tainacan, nos permite relacionar obras por série, ano, técnica e associá-las a outros elementos, como catálogos e publicações. É uma ferramenta de direitos autorais aberta que visa incentivar acervos culturais digitais no Brasil e, por isso, em sintonia com esta proposta.

Em nosso processo de digitalização dos arquivos analógicos, slides e fotogramas têm exigido cuidados especiais de manuseio, higienização e armazenamento. Estes documentos mostram obras em contextos expositivos (salões, galerias, museus), testes e montagens, ajudando acompanhar abordagem processual e experimental do artista. Nos arquivos digitais, temos encontrado verdadeiras “joinhas”, como diria o Pasquetti. São fotos de planos e sequências, “cujuntos” de desenhos e performances que aos poucos vão sendo manuseados e divulgados.

Pasquetti se dedicou meticulosamente à documentação de seu trabalho. Registrou etapas e processos de criação das obras, arquivou notícias, imagens e catálogos das exposições que participou. Seu acervo inclui também projetos e estudos para instalações, séries fotográficas digitais e analógicas (negativos, fotogramas e slides), stills de filmes digitais sonoros (também em super 8 e 8 mm), desenhos, pinturas, objetos gráficos (cartazetes e produções gráficas), objetos em tecido, esculturas, instalações, catálogos de exposições, reportagens e alguns textos de sua autoria.

Ao longo de sua carreira, Pasquetti também trabalhou em colaboração com artistas, assistentes de ateliê, historiadores e críticos. Um dos trabalhos mais conhecidos dentre essas colaborações foi o grupo Nervo Óptico, que atuou durante década de 1970. Mas o trabalho colaborativo também aconteceu intensamente durante o tempo em que foi professor nos Departamentos de Artes Dramáticas e Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Os registros deste catálogo, que se reestrutura aqui a partir de planejamentos traçados pelo próprio Pasquetti, mostram a sua abordagem inovadora, criativa e humanista, tanto como artista quanto como educador. Esperamos que sua arte siga incentivando o exercício aberto e em constante transformação.

Agradecemos a contribuição de pesquisadores, artistas e interessados que possuam imagens, dados, documentos, textos e outras informações sobre o artista e seu trabalho. Nossos agradecimentos especiais aos amigos Fernando Limberger, Renato Heuser, Marina Camargo, Lúcia Koch, Luisa Meyer, Cynthia Vasconcelos, Nelson Azevedo e Jailton Moreira.

Alexandre Copês e Camila Alvares Pasquetti / Porto Alegre, setembro de 2023.

Atualizado em 2025.

e-mail: acervopasquetti@gmail.com
Instagram: @acervocarlospasquetti

Processo de investigação e limpeza de slides para digitalização – Alexandre Copês

Edição, produção, documentação
Alexandre Copês

Documentação e edição do site
Camila Alvares Pasquetti

Armazenamento das obras
Marcelo Alvares Pasquetti